Artigos

Motivação Extrínseca

Conversando com um empresário supermercadista em uma cidade do interior do RS, alguns meses atrás, ele me relatou que não sabia mais o que fazer para mudar as atitudes dos seus colaboradores. Citou que, recentemente, havia promovido uma palestra motivacional para a equipe, mas, alguns dias depois, tudo estava como anteriormente. Observou que, quando um .. Leia mais

Melhorando os resultados do negócio a partir do Ambiente Básico

O planejamento estratégico é uma forma racional de visualizar os resultados esperados, a partir de dados e elementos conhecidos. No entanto, o desenvolvimento do negócio está também ligado a elementos irracionais, as possibilidades que podem ser atraídas para favorecer o seu desenvolvimento e promover melhorias, conforme o dito popular: fazer o universo conspirar a favor. .. Leia mais

Planejamento Estratégico e os fatores imateriais

Administrar um negócio requer conhecimento e competência. Planejamento estratégico com foco na eficiência é um roteiro a ser seguido. A combinação de alguns fatores imateriais presentes no ambiente organizacional pode criar um diferencial significativo, e este fenômeno pode alavancar o desenvolvimento do negócio, se for controlado. Caso contrário, tende a ocasionar o caos conduzindo a .. Leia mais

A administração e a Reprogramação Quântica do Ambiente Básico

Os fatores ambientais como elementos influentes, capazes de oportunizar a materialização das infinitas possibilidades que ocorrem no ecossistema da organização, não são considerados na administração. Esta é uma ciência fundamentada em parâmetros lógicos e previsíveis, o que a torna limitada ao que é conhecido. O fato de o cenário atual ser imprevisível, complexo e até .. Leia mais

Aumento das vendas a partir de uma abordagem irracional

O planejamento estratégico de vendas é uma forma racional de visualizar os resultados esperados. Escolhas e decisões normalmente são fundamentadas a partir de dados, fatos, fatores, elementos conhecidos e previsíveis. No entanto, o incremento das vendas está muito mais ligado a elementos irracionais e, sobre estes, não se tem nenhum controle (neste momento). Entramos, então, .. Leia mais