Artigos

Aumento das vendas a partir de uma abordagem irracional

O planejamento estratégico de vendas é uma forma racional de visualizar os resultados esperados. Escolhas e decisões normalmente são fundamentadas a partir de dados, fatos, fatores, elementos conhecidos e previsíveis. No entanto, o incremento das vendas está muito mais ligado a elementos irracionais e, sobre estes, não se tem nenhum controle (neste momento). Entramos, então, .. Leia mais

Gestão do “clima” do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho pode ser analisado sob vários aspectos, onde o “clima” é um elemento importante que deve ser considerado. Este é o efeito de um conjunto de fatores incidentes, que interfere na saúde, na motivação, no comprometimento e na satisfação dos colaboradores, com reflexo na produtividade. As pessoas são contagiadas pela energia deste .. Leia mais

Sinergia e a performance sustentável

O ambiente empresarial compreende todo o ecossistema do negócio, “meios” interno e externo, e tudo o que nele se encontra, a exemplo de equipamentos, imóveis e móveis, produtos, pessoas envolvidas e interessadas, enfim, inclusive o universo de possibilidades relativos ao propósito do negócio. Tudo é formado por moléculas e, consequentemente, por átomos de elementos diversos. .. Leia mais

Ou você controla ou será controlado

A vida ensina, por meio de diversas situações, que se você não controlar o seu “meio”, as circunstâncias o controlarão, tanto a nível pessoal como empresarial. As pessoas são influenciadas permanentemente por fatores invisíveis, subliminares, de origem natural e artificial. Esta correlação entre o homem e o seu meio é normalmente ignorada, por se tratar .. Leia mais

Problemas de hoje: resultado das escolhas de ontem

Certos setores da empresa apresentam muitos problemas, às vezes recorrentes, verdadeiros gargalos. Nem sempre se enquadram em uma justificativa técnica, parecendo haver até uma conspiração contra e, dessa forma, preocupando gestores por não encontrarem uma solução eficaz a curto prazo. Faz parte do aprendizado das organizações que tudo é sistêmico. Tudo é consequência de tudo, .. Leia mais