Canal do Youtube (51) 9 9956-0042

Planejamento Estratégico e os fatores imateriais

Administrar um negócio requer conhecimento e competência. Planejamento estratégico com foco na eficiência é um roteiro a ser seguido. A combinação de alguns fatores imateriais presentes no ambiente organizacional pode criar um diferencial significativo, e este fenômeno pode alavancar o desenvolvimento do negócio, se for controlado. Caso contrário, tende a ocasionar o caos conduzindo a organização ao fracasso, agindo de forma invisível e sabotando os resultados. Equivale a uma doença silenciosa no sistema empresarial, provocando lesões, muitas vezes são irreversíveis.

A miopia administrativa, o não acreditar que tudo é possível, mesmo não estando no contexto do planejamento racional, leva a ignorar informações subliminares de extrema importância.

Como interagir com algo não palpável, porém altamente influente nas escolhas e decisões dos gestores? O que são estes fatores imateriais? São as possibilidades relativas ao ramo de negócio de cada organização e suas peculiaridades. Situações inesperadas nesta área, favoráveis ou contrárias às expectativas dos resultados, podem surgir a qualquer momento, no meio interno ou externo. São de origem pessoal a partir dos stakeholders, no campo emocional, comportamental ou por interesses, ou mais abrangentes, surgindo no campo político, nas variáveis de mercado ou outras. Desconsiderá-las compromete os resultados esperados conforme o planejamento estratégico.

O administrador analisa, toma decisões e faz projeções a partir de dados reais. Os elementos não palpáveis podem ser intuídos ou observados por meio de uma percepção apurada. Na prática, a utilização de uma ferramenta que permite interagir de forma automática com estas variáveis, criando oportunidades e interferindo em situações do dia a dia pró-mudanças de resultados, constitui a vanguarda da gestão administrativa.

Uma ferramenta deve ser desprovida de sentimentos e emoções, capaz de manter constante o nível vibracional do “meio” nas condições programadas. A Reprogramação Quântica do Ambiente Básico é esta ferramenta, e tem comprovado a sua eficácia, gerando milhares de “cases” de sucesso para empresas e profissionais, no Brasil e no exterior.

O planejamento estratégico associado aos resultados desta Reprogramação no ecossistema da empresa torna mais abrangente e eficaz o desenvolvimento do negócio, pois considera todas as possibilidades no campo material e imaterial, racional e irracional, ocasionando um controle pleno do negócio.

Isnar Amaral

Consultor Ambiental

Especialista em Qualidade do Ambiente

www.ambientebasico.com.br