Para falar sobre o tema “Ambientes que Adoecem”, o geobiólogo e consultor ambiental, Isnar Amaral, proferiu palestra sobre o tema “Ambientes que Adoecem”, às 19h30 do dia 4 de abril, no IPENVA (Instituto de Pesquisas Energéticas de Venâncio Aires), com a presença de mais de 100 pessoas.
Baseado em centenas de análises realizadas em ambientes residenciais e comerciais, Isnar observou alguns problemas comuns que sempre se repetem. Além da falta de harmonia e entendimento entre moradores ou colegas de trabalho, afirmou a existência de muitas doenças e distúrbios, a exemplo de depressão, câncer, infecções diversas, problemas cardíacos, artrite reumatoide, insônia, cansaço excessivo, entre outros, que, segundo ele, estão correlacionados com o ambiente.
De acordo com Isnar, tudo é energia: “nós somos energia, nosso alimento é energia, a água é energia, a respiração é uma troca de energia e o simples fato de estarmos vivos consome energia”. Dessa forma, ressaltou que esta questão não depende de acreditar: “não tem nada a ver com religião ou crença, isto é ciência, é biofísica”,
O especialista salientou que existem diversos fatores ambientais que determinam a salubridade do ambiente. Em algumas situações, disse, estes fatores podem formar pontos nocivos na nossa casa e, pelo simples fato de permanecermos nestes locais, somos prejudicados na nossa saúde.
“O equilíbrio é a condição ideal para tudo. Uma doença é um desequilíbrio que foi gerado por algum fator que pode ser genético, alimentar, hábitos diversos ou fatores ambientais”, destacou, advertindo que pesquisas apontam que 80% dos casos de câncer são provocados por condições ambientais.
Informou que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 25% das doenças registradas em todo o mundo são causadas por fatores ambientais evitáveis responsáveis por 13 milhões de mortes todo o ano. “Aja com precaução, preserve a saúde e não precisará tratar a doença. A sua saúde e da sua família são o seu maior patrimônio”, concluiu.
O IPENVA está localizado na Rua Barão do Triunfo, 1770, centro, em Venâncio Aires.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa