“Ambientes que Adoecem” foi o tema proferido na palestra do consultor ambiental, Isnar Amaral, no primeiro dia do Fórum da Saúde e Bem-Estar/Exposul, em 28/10, em Porto Alegre (RS).
Baseado em centenas de análises realizadas em ambientes residenciais e comerciais, Isnar observou alguns problemas comuns que sempre se repetem. Além da falta de harmonia e entendimento entre moradores ou colegas de trabalho, afirmou a existência de muitas doenças e distúrbios, a exemplo de depressão, câncer, infecções diversas, problemas cardíacos, artrite reumatoide, insônia, cansaço excessivo, entre outros, que, segundo ele, estão correlacionados com o ambiente.
De acordo com Isnar, tudo é energia: “nós somos energia, nosso alimento é energia, a água é energia, a respiração é uma troca de energia e o simples fato de estarmos vivos consome energia”. Dessa forma, ressaltou que esta questão não depende de acreditar: “não tem nada a ver com religião ou crença, isto é ciência, é biofísica”.
O especialista salientou que existem diversos fatores ambientais que determinam a salubridade do ambiente, podendo formar pontos nocivos no ambiente da residência ou do trabalho “e, pelo simples fato de permanecermos nestes locais, somos prejudicados na nossa saúde”.
“O equilíbrio é a condição ideal para tudo. Uma doença é um desequilíbrio que foi gerado por algum fator que pode ser genético, alimentar, hábitos diversos ou fatores ambientais”, destacou, advertindo que pesquisas apontam que 80% dos casos de câncer são provocados por condições ambientais.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa